A Diálise
A doença renal crónica, é uma doença provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Retenção no sangue de substâncias tóxicas que seriam expulsas pelo rim, existe a perda dessa função. O sangue é purificado através de um filtro especial, o dialisador (rim artificial) e de uma máquina de hemodiálise.
Algumas doenças podem provocar lesões no rim e provocar insuficiência renal crónica (Diabetes mellitus, hipertensão arterial, doenças hereditárias, etc).Estes pacientes necessitam de realizar regularmente um tratamento de substituição da função renal, que poderá ser a hemodiálise, diálise peritoneal (tratamento realizado no domicílio pelo paciente) ou transplante renal.Um paciente renal crónico realiza habitualmente por semana 3 sessões de hemodiálise, como uma duração média de 4 horas. Por ano um paciente renal faz por média 156 sessões ( 3 sessões por semana, 52 semanas por ano).
As unidades de diálise devem dispor, para além do diretor clínico, de pessoal devidamente credenciado para a prestação dos cuidados de saúde, designadamente médicos, enfermeiros, farmacêutico, Nutricionista/dietista, Técnico de serviço social, etc.